Real Time Web Analytics

terça-feira, 4 de março de 2014

Felicidade é nada mais que boa saúde e memória ruim!



Alguns amigos e familiares ficaram decepcionados quando expressei no texto "Deixa a vida me levar..." que estou com preguiça de lutar, que qualquer coisa para mim está mais interessante do que "pegar o boi da vida pelo chifre" e que de algumas coisas, metas, objetivos, sonhos, simplesmente desisti, sem remorso, sem tristeza, momentaneamente não penso mais sobre o assunto.

Estou, sinceramente, sem saber o que fazer, como fazer, por onde começar. Por exemplo, fiz a faculdade de Direito e depois de “comer o pão que o diabo amassou” para terminá-la, digo isso com bastante ênfase, fazer o quê, sou dramática, não sei como dispor do diploma. No auge dos meus 37 anos, como esta proximidade dos 40 tem me pesado, eu não posso e nem quero, simplesmente abandonar o emprego que tenho há mais de 14 anos e arriscar em algo que nem sei se dará certo, como abrir um escritório de advocacia ou associar-me a alguém em início de carreira, contudo se balançarmos uma árvore e sobre a mesma estiverem 10 pessoas, as 10 que caírem certamente serão formadas em Direito.

Além do mais, sou um ser humano que literalmente não tem eira e nem beira no quesito familiares na área do Direito, não tenho tradição nesta área, bem da verdade minha família não tem tradição em área alguma, infelizmente.

Esclarecendo, um pouco de cultura geral faz bem, quando dizemos que fulano não tem eira nem beira, significa que o mesmo não tem onde cair morto. A expressão veio de Portugal, de navio.

A palavra eira vem do latim “área”, significando um espaço de terra batida, lajeada ou cimentada, próximo às casas, nas aldeias portuguesas, onde se malhavam, trilhavam, limpavam e secavam cereais. Depois da colheita, os cereais ficavam ao ar livre e ao sol, a fim de serem preparados para a alimentação ou para serem armazenados.

Quem possuísse uma eira era proprietário e produtor, com terras, casa e bens. Quer dizer que tinha riqueza, poder e status social, explica o professor de Língua Portuguesa Ari Riboldi.

Já a beira é a aba da casa, aquela extensão do telhado que serve para proteger da chuva. "Quem não tem eira nem beira não é dono de terra nem de casa. Nos tempos atuais, é um sem-teto, um sem-terra. Diz-se de quem vive miseravelmente, na extrema pobreza".

O professor conta que a expressão ganhou popularidade devido a sua rima e mostra a condição de uma legião cada vez maior de famintos e miseráveis, "na margem das cidades e das estradas, à espera de dias melhores.”

Ou seja, quando digo que desisti, é que momentaneamente não sei o que fazer, como fazer, para onde correr. E sinceramente, estudar para concurso está longe de ser uma meta, um objetivo, é algo que nem cogito, pois não estou com coragem e muito menos com tempo para dispender em algo que nem sei se terei retorno.

Sobretudo é melhor seguir a vida, sem muitas expectativas, pois para cada dia basta o seu próprio mal, já diz as escrituras.

E se até aqui Deus me guiou, e Ele não é homem, para que minta; e nem filho do homem, para que se arrependa das promessas que fez, vamos continuar vivendo um dia de cada vez e agradecer por estamos com saúde e em paz, como diz Albert Schweitzer, "felicidade é nada mais que boa saúde e memória ruim".

Destarte, estou aqui, remando em busca de uma vida sempre melhor, e essa interminável batalha atrás de metas, realização pessoal, paz interior, equilíbrio e dinheiro é realmente desgastante, todavia, estou com saúde e disposição para, literalmente, dar e vender!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vdd!!! Amei o texto!!! Sempre leio!!! Sua leitora numero 1 rsrsrsrs!!! Bjimmm!!!! Kris Lorenzoni