Real Time Web Analytics

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Saudades eternas da minha mãe!


A vida é muito estranha, sou a filha mais velha de uma casa com 04 filhas, a minha mãe nos teve nova demais, quando eu nasci ela tinha 22 anos, e foi uma luta renhida nos fazer virar gente e gente de qualidade.

Ela e eu brigávamos feito cachorro, eu muito pra frente, ela muito nervosa e com toda a razão, uma pobreza desgraçada e com 04 filhas, só DEUS.

Eu era desaforada, respondona. Saí de casa com 14 anos, vim morar a 3.600 km da minha mãe, comi o pão que o diabo amassou e cuspiu em cima e sempre achei que não precisava da minha mãe, vivia muito bem sem ela por perto, mas DEUS em sua infinita sabedoria nos reaproximou, 11 anos depois de eu sair de casa, e foi pela dor, minha mãe com câncer veio morar dentro da minha casa, e eu com 15 dias de casada, cuidei dela, isso posso falar de boca cheia, cuidei, zelei, fiz o meu melhor, mas briguei muito com ela também e foi assim nos próximos 07 anos.

Hoje, me arrependo de cada briga, de cada gesto grosseiro, de cada chilique, me arrependo por nunca tê-la abraçado de verdade, era só uns abracinhos meia-boca, eu nunca dormi na cama da minha mãe, nunca deitei no colo dela para receber um cafuné, nunca deixei ela me fazer um carinho, sempre fui arisca demais, feito bicho do mato. E agora estou aqui, escrevendo este tanto de bobagem em rede mundial para receber carinho dos meus amigos.

São cinco anos sem minha mãe, e hoje aos 37 anos eu a entendo perfeitamente, perfeitamente, e daria o dedo mindinho do pé para que ela estivesse aqui viva, vivinha e para eu aprender como é bom ter uma MÃE e como é bom ser FILHA. Perdão! Saudades! 30/03/1954 a 12/11/2008.


"Saudade de mãe é coisa sem jeito, chega quando menos imaginamos: um cheiro, uma melodia, uma palavra, uma imagem, e eis que o cordão do tempo, nos convida ao retorno da infância. Hoje, nesse dia em que a vida me fez criança de novo, neste instante em que esta cena feliz tomou conta de mim, uma única palavra eu quero dizer: Oh, minha mãe, que saudade eu sinto de você!" Padre Fábio de Melo

65 comentários:

Anônimo disse...

Solange Alves Bahia, a força em pessoa... Lutou bravamente uma vida toda. E até na hora de morrer foi uma heroína. .. Inacreditável. ... saudades eternas. Julianna Alves Bahia

Anônimo disse...

É de se emocionar!!! Michele Melo

Anônimo disse...

Kika, vê-se que tudo foi herdado, né... Sua determinação, bravura, e até mesmo, a organização! Rs
Que bom que ela deixou boas lembranças! Bjoss, Kenya Figueiroa

Anônimo disse...

Mãe... insubstituível,humanamente falando. Rildo Oliveira

Anônimo disse...

É verdade Érika quem a conheceu sabe. Edithe Bocaiuva

Anônimo disse...

Uma pessoa maravilhosa!
Uma mulher que feita de coragem, bondade e amor!
A Sol deixou uma saudade imensa em todos nós! Danusya Covre

Anônimo disse...

Solange foi mais que amiga pra mim, foi uma mãe pois na hora que mais precisei que foi no nascimento do meu primeiro filho ela trabalhava junto comigo na EMATER e me socorria nos momentos de sufoco. Sempre muito amiga, sorridente e muito limpa por sinal. Vai continuar morando em nossos corações, pois quem passa e deixa marcas jamais é esquecido... Têuma Félix

Anônimo disse...

Emocionante!!! Vanusa Morais

Anônimo disse...

Mulher especial mesmo. Vc tem mto do q se orgulhar. Alice Luttembarck

Anônimo disse...

Sua mãe foi um exemplo se ser humano... jamais será esquecida e mora no meu coração... ainda bem que tive a oportunidade de conhecer e conviver com ela na minha infância. Saudades!!! Lucirene Rodrigues

Anônimo disse...

A emoção tomou conta de mim... Mistura de saudade, orgulho, dor... Mãezinha, só quem te conheceu, entende tanta força!! Meu eterno exemplo, és parte do que ainda me faz forte! Mônica Alves Bahia

Anônimo disse...

Erika (agora acertei), isso é a coisa mais normal. Quando se ama, mesmo sem perceber que amamos, brigamos. Que bom que você pode descobrir a importância de sua mãe, pois ela, como mãe, com certeza sempre lhe amou e, provavelmente, eram muito parecidas. Bjs enorme. Alice Luttembarck

Anônimo disse...

Bom Dia! Que a cada manhã, você sinta em seu coração a certeza de que a vida lhe espera de braços abertos, para receber suas expectativas e realizá-las uma a uma. Paulo Cirino

Anônimo disse...

Erikita, saudade não se explica e não se cobra. Vivemos o que temos que viver para com isso crescermos nos erros tentando nos acertar e vc acertou, cuidou e se deu incondicionalmente. Isso é amor. Cristiane Nascimento

Anônimo disse...

Nossa, vc me fez chorar!! Fica assim não, tenho certeza que mesmo sendo arisca sua mãe te entendeu e aceitou cada gesto seu com amor e compreensão!! Angela Silva

Anônimo disse...

Minha vizinha e amiga querida! Elizete Preuss

Anônimo disse...

Erika, completando o que a Angela disse, agradeça a Deus que lhe deu a oportunidade de Cuidar da sua mae e ter a chance de lhe oferecer seu amor durante os ultimo sete anos dela. A vida tem uma lógica que nós desconhecemos.... Tenha certeza que vcs ainda se reencontrarão para um novo reencontro. Com carinho.... Juliana Costa Goncalves

Anônimo disse...

Erika, você sabe no que acredito.
A cada dia seu anoitecer,
Cada momento a sua dor ou prazer,
O futuro espera, há muito o que fazer.
Nada é em vão, em tudo há sempre uma lição,
Para a culpa existe o perdão,
O que a vida nos pede é ação.
Nascemos e depois perecemos porquê estamos aqui de passagem. Portanto, de passagem, digo que você está buscando fazer o seu melhor em tudo, mesmo que isso hoje signifique chorar de saudades. Quem tem amigos nunca está só. Warney Soares

Anônimo disse...

Amo demais esta arisca, admiro seu senso crítico, tenho saudades das suas conversas, só não vou ficar aqui, como vc disse, puxando o saco, de verdade te amo. Ilione Lima

Anônimo disse...

Eu assim como a Angela Silva também chorei! Mas, não sei o que te dizer, só te ofereço o me colo, o meu ombro e a minha amizade SEMPRE!!! Bjos, Mariana Lago

Anônimo disse...

Se levantar a voz pra mim agora, dou um pisão no seu dedo mindinho do pé.
Beijos, Paulinho César Coelho Ferreira

Anônimo disse...

Erikinha, a gente vive com a sabedoria do momento. Deixa pra lá o que já foi, tenho certeza que sua mãe a entendeu e sempre a amou do jeito que era. E ainda a ama e olha por você, feliz por você ter evoluído... Flavia Carvalho

Anônimo disse...

Para eu q acompanhei de perto o seu cuidado com ela, sei que você fez o seu melhor para com ela. Aluísio Martins Do Carmo

Anônimo disse...

Erika, querida! Suas palavras tem muito amor e ela, com certeza, sentiu isto qdo estavam juntas! Bjs, Susan Mara Gaudensi Paiva

Anônimo disse...

Como os demais já disseram, tudo na vida tem um pq. Acredito que a Solange entendia o seu jeito arisco, pois toda mae ( e ela foi uma mae dedicada ao extremo, carinhosa,batalhadora, dentre tantos outros adjetivos que eu poderia citar aqui para descreve-la) sempre tenta entender e aceitar os seus filhos. Mesmo com todas as dificuldades, ela sempre fez tudo o que estava ao seu alcance para, mais do que dar o conforto adquirido através do dinheiro, as transformar em grandes seres humanos, através dos valores que ela as repassou. E digo sem sombra de dúvidas: ela conseguiu. Quisera eu ser para os meus filhotes pelo menos a metade da mae que a Solange foi. Dalva Ramos

Anônimo disse...

Como os demais já disseram, tudo na vida tem um pq. Acredito que a Solange entendia o seu jeito arisco, pois toda mae ( e ela foi uma mae dedicada ao extremo, carinhosa,batalhadora, dentre tantos outros adjetivos que eu poderia citar aqui para descreve-la) sempre tenta entender e aceitar os seus filhos. Mesmo com todas as dificuldades, ela sempre fez tudo o que estava ao seu alcance para, mais do que dar o conforto adquirido através do dinheiro, as transformar em grandes seres humanos, através dos valores que ela as repassou. E digo sem sombra de dúvidas: ela conseguiu. Quisera eu ser para os meus filhotes pelo menos a metade da mae que a Solange foi. Dalva Ramos

Anônimo disse...

Erika, conhecemos a árvore por seus frutos e conhecendo você tenho certeza que sua mãe foi uma árvore de ótima qualidade! De tanta qualidade que seus frutos amadureceram de pressa e logo se desprenderam do galho, alimentando tantas outras pessoas quanto possível. Como vc disse, Deus te deu a oportunidade de voltar a ela e se dedicar nos momentos em que ela mais precisou. (quantas pessoas com a mesma oportunidade simplesmente viraram as costas....) e você é muito abençoada por isto! Tenha certeza que sua mãe a compreendeu, perdoou e o mais importante de tudo, se sentiu amada como mãe.

Fique em Paz, com Deus e com a alegria em seu coração por ter sido filha sim em todos os momentos e em sua intensidade!

(Ah...não são palavras de bajulação não, viu?) Daniele Damasceno Matos Dutra

Anônimo disse...

Sem palavras!!!!! A única coisa que eu sei, isso posso falar porque presenciei algumas "cenas", é que ela te amava mais que tudo!!!! Oxalá tivéssemos a sabedoria dos 37/39 aos 10/12 anos!!!!! Ela te entendia. apesar de não parecer.....Que Deus conforte o teu coração, pois somente Ele pode nos confortar, já que mãe não é para sempre...bjs. Djanira Santana de Jesus

Anônimo disse...

Erika, você fez o que você deu conta no momento, nao se martirize por isso, sua mãe sabia do seu amor por ela, e um dia você vai retribuir esse amor de mãe com teu filho, então nao se cobre, vc e uma pessoa maravilhosa, tenho certeza de que lá de cima ela esta orgulhosa de você. Débora Gomes Dos Santos

Anônimo disse...

Depois de me emocionar muito com o que escreveu, posso dizer q você está pronta para ser mãe e se espelhar em tudo q viveu para ser uma grande mãe. Bj, Terezinha Zauli

Anônimo disse...

Érika querida, força! Deus foi maravilhoso por permitir que você cuidasse dela e demonstrasse todo o seu amor! Independente da forma como foi, tenho certeza que de onde ela estiver ela reconhece isso! Somos todos humanos e erramos, mas graças a Deus nos arrependemos e mudamos! Não carregue essa culpa com você, pois com certeza vocês se encontrarão um dia e terão a oportunidade de desfrutar de uma relação harmoniosa e alegre! Obrigada por compartilhar, pois serve também de lição para nós que ainda temos nossas mães e nem sempre temos muita paciência com elas! Grande beijo, Livia Barakat

Anônimo disse...

Levamos uma vida inteira para amadurecermos... Uns aprendem mais, outros menos. Outro dia li uma frase interessante: Se apagássemos todos os nossos erros passados, apagaríamos também todo o nosso conhecimento presente. Penso que somos tb aquilo que lemos e vivenciamos, Érika, e nossos pais são parte importante desse processo educacional. E que árdua responsabilidade essa a de educar jovens em formação por meio do amor e compreensão... Missão que os pais abraçam fortemente quando geram uma vida nova (ou deveriam abraçar)... Talvez todos tenhamos a responsabilidade pela orientação dos mais jovens como em um ciclo... Amigos, irmãos, filhos... E na medida em que ensinamos, aprendemos... Obrigada por compartilhar conosco o seu aprendizado, que agora é tb o nosso. Tenho certeza que, ao longo do seu caminho, tem cumprido com competência as missões que lhe foram dadas. Assim eu pensava quando tinha a oportunidade de trabalhar com vc. Beijos. Márcia Regina

Anônimo disse...

Só podemos fazer o que achamos certo e o que damos conta. Podemos concluir que agimos corretamente ou nos arrependermos depois. Mas na hora de fazer, só podemos... fazer! A vida muda muito e muito rápido. Seu esposo costumava dizer que devíamos ter uma vida para ensaiar e errar à vontade e outra pra valer... Talvez errássemos muito em ambas... Nunca saberemos. O Deus que a tem consolado não poderá deixar de fazê-lo.(Me emocionei, obrigado. Ocimar Carmo

Anônimo disse...

Minha amiga, cada dia te amo mais!! Se eu tivesse do seu lado agora, te daria um tanto de beijo e abraço!!! Kenya Figueiroa

Anônimo disse...

Amiga, me emocionei c seu texto. To sem palavras. Mas uma coisa posso te dizer: vc é uma pessoa MUITO especial! E pode SEMPRE contar cmg!! Gosto demaisss de vc!!! Beijo* querida! Laura Castro Alves

Anônimo disse...

Flor, tenho certeza que ela te abraça e te põe no colo todos os dias. Nas suas dificuldades e pensamentos. Lindo texto, vc é mto especial. Que o espirito santo encha o seu coração de alegria e cubra a sua vida de amor. Beijos, Laura Oliveira

Anônimo disse...

Kika sei exatamente o que está sentindo, pois é o mesmo que sinto em relação a minha mãe, mas tudo nesta vida é aprendizado e como Terezinha disse vc está pronta pra ser mãe e reescrever sua história! Beijos, Agda Cardoso

Anônimo disse...

Amiga sinto muitas saudades dela tb!!! Pessoa melhor não há!!! Palavras lindas, sábias e do coração!!! Kris Lorenzoni

Anônimo disse...

Nossa Erika, como chorei... Você me deixou aos prantos. História verdadeira,de gente real... Linda história! Deus é lindo demais! obrigada por compartilhar essa riqueza com a gente... Lindo demais! Marceille Luz

Anônimo disse...

Flor pode ter certeza que sua mãe te amou muito e te perdoou por tudo.... e seja grata por Deus ter te dado a chance de cuidar dela e de se reencontrar, de se perdoar e dá uma nova chance.... que issi seja uma página que lhe deu muitas ensinamentos mas que virou... escreva uma nova sempre, a cada dia....
Bjos e é por esse coração que te adoro, Fabiana Miranda

Anônimo disse...

Me emocionei de verdade. Convivo com você diariamente e posso lhe garantir que nunca "senti" você e suas características de maneira tão forte como agora. Eu disse uma vez e repito: VOCÊ É UMA ESCOLA PARA MIM. Assim que conseguir eu vou lhe dar um abraço bem apertado (com a autorização do Delícia).
Na verdade eu vou dar dois abraços porque me considero seu amigo. É! Isso mesmo... Tipo da família! É ótimo estar com você nessa fase dos 37 aninhos (você sabe do que estou falando). E pra não perder o costume: PARA DE APRONTAR! rsrs.
Amo você! Éber Arã

Anônimo disse...

Saudade dói! E como dói! Dói na alma, dói no corpo! Sim, há momentos em que a dor da saudade pode ser sentida em todo nosso ser. Aí vêm as lágrimas! Lavam, purificam e depois de enxugadas, podemos a agradecer a Deus que sempre nos dá uma segunda chance! Pura graça divina! Não é merecimento, é graça - infinita graça de Deus! Só então estamos prontos para reconhecer onde erramos, pedirmos perdão e, recomeçar, refazer, corrigir e procurar acertar! Que a doce paz do Espírito Santo encha seu coração, confortando, consolando e conduzindo em seus próximos passos! Deus a abençoe, em nome de JESUS! Osmar Martins Do Carmo

Anônimo disse...

A cada momento Deus nos dá uma chance de recomeçar, pois, Ele sabe de td q passa em nossa mente. A vida continua , ainda mais com esse aprendizado. Creio q hj vc valoriza mais a vida.
Siga em frente. Deus está contigo. Abraço. Siloel Carvalho Batista

Anônimo disse...

Mãe é tudo na vida da gente! Dilma Richardelle Covre

Anônimo disse...

Parabéns pela coragem de admitir suas fraquezas, e nos aletar para que tenhamos mais paciências com nos pais. Bjo. Kátia Pessoa

Anônimo disse...

Kika: sua vida, assim como foi formatada, te fez guerreira e te transformou na mulher forte, perseverante e madura. Porque acompanhei de perto aquele momento de dor e provação, posso afirmar que você demonstrou amor por ela à sua maneira, mas não menos amor. Em meio à tanta aflição e impotência geradas pela doença e dificuldades que se apresentaram o afeto ficou um pouco de lado. Podemos entender que a prioridade naquele momento era dar sequencia às providências e nisso você foi impecável. Não lamente pelo o que você não dava conta de sustentar. Hoje você reconhece o quanto a ama e de alguma forma ela recebe isso. Como nos diz Jean-Yves Leloup em seu livro "Uma Arte de Amar para os nossos Tempos": "Descobrimos que, em certos momentos, o amor é felicidade, embriaguez, êxtase, em outros, é deserto e ausência. Descobrimos que o amor é uma revelação da pessoa em si mesma, em sua inteireza, que é sair da vergonha para poder mostrar-se em sua nudez, em sua nobreza e em sua fraqueza. Descobrimos que este amor passa por uma iniciação que nos faz sair do conhecido, ir além das memórias que nos constituem". Alegria e Paz, querida menina, amada irmã em Deus. Cibele Caporali

Anônimo disse...

Erika (agora acertei), isso é a coisa mais normal. Quando se ama, mesmo sem perceber que amamos, brigamos. Que bom que você pode descobrir a importância de sua mãe, pois ela, como mãe, com certeza sempre lhe amou e, provavelmente, eram muito parecidas. Bjs enorme. Alice Luttembarck

Anônimo disse...

QUE SAUDADE LINDA ELA PULSA FORTE DENTRO DE NOS. Sandra Alves

Anônimo disse...

SAUDADES DE VC AMIGA E DO TEMPO EM QUE ESTUDAMOS NO GAVIÃO.JAMAIS VOU ESQUECER DO SEU JEITINHO,DO SEU SORRISO... Josiane Fernandes

Anônimo disse...

Tantas lembranças veio em olhar pra esta foto! Saudades dela!
Como diz uma frase da minha mãe, a saudade nasce da lembrança de um passado feliz! Danusya Covre

Anônimo disse...

Oi minha linda Érika Bahia. Só tenho que dizer a você que te amo o ovo e que a saudade é grande mesmo..A tia era uma pessoa mais que especial e a sua falta é sentida nos corações até hoje. Beijos e forças aí. Crisciane Alves De Almeida Campos

Anônimo disse...

Mãe sinto tanta saudade. Patricia Alves Bahia

Anônimo disse...

Apesar da saudade, amor de mãe e filho é eterno! Camila Moises

Anônimo disse...

Fosse eu rei do mundo, baixava uma lei. .. mãe não morre nunca. .(Drummond) Saudades para sempre. .. pelo jeito nunca vai parar de doer... Julianna Alves Bahia

Anônimo disse...

Emocionante! Lindo! Marceille Luz

Anônimo disse...

Nem imagino a dor dessa saudade!! Deve ser algo inexplicável.. Solange é eterna em nossos corações!! Lucirene Rodrigues

Anônimo disse...

O amiga sem palavras!!! Saudades!!! Kris Lorenzoni

Anônimo disse...

Por tudo o q disse, a saudade é nosso conforto. Chega ser uma alegria. Bj grande! Alice Luttembarck

Anônimo disse...

Muitas Saudades, da minha maezinha de coração!!!!! Denise Lorenzoni

Anônimo disse...

Nossas lembranças é que dão sentido e significado para nossas vidas! São muito nossas e ninguém nos tira!! Tá linda a foto!!! Um ótimo final de semana! Bjs, Isa Mara Cardoso

Anônimo disse...

Mãe é Mãe não e madrasta!! Alfredo Ferreira Gomes Junior

Anônimo disse...

Vc sempre se mostrou ser uma boa filha. com certeza será uma ótima mãe. Fique em paz Deus ti conforta, Wanderson Martins Do Carmo

Anônimo disse...

Linda homenagem Érika! Sua mãe era uma querida... Saudades dela* Dani Morais

Anônimo disse...

Uma pessoa maravilhosa. Juçara Covre

Anônimo disse...

Sem palavras. Samira Sousa De Oliveira Uchôa