Real Time Web Analytics

sábado, 1 de março de 2014

Feriado de carnaval!





Sabadão, primeiro dia do tão esperado feriado de carnaval e estou aqui pensando no que fazer para ocupar meu tempo, devo ter acordado umas 07h00 da manhã, sem saber que horas eram, enrolei na cama até a mesma me expulsar, conjecturei, nossa, dormi demais, deve ser umas 10h00 da manhã, quando resolvi levantar, um silêncio absoluto, parecendo que todo ser da face desta terra tinha sido abduzido e só eu sobrei, olhei no relógio e eram exatamente 08h01. 

Com o marido trabalhando, como ele mesmo gosta de dizer, é um "escravo postal", eis a pergunta que não quer calar, o que farei para o tempo passar e não ficar entediada, pois sou daquelas pessoas que gosta de empregar bem o tempo, não nasci para ficar de bobeira, sobrando no sofá da sala. 

Comecei pela internet, fiquei uns 40 minutos zapeando, depois assisti alguns minutos de TV e logo em seguida tomei café da manhã, nada de especial, pão, creme de queijo e leite com nescafé, como não tenho a menor habilidade na cozinha e morro de preguiça de fazer qualquer coisa para comer, ir ao supermercado então, é um agonia, comi o que tinha.

Quando estava tomando café em frente a TV, a canção Ouro de Tolo do Raul Seixas me veio à mente, e parece que alguns trechos da mesma foi escrita em minha homenagem, e eu ainda nem tinha nascido.

A música está presente no álbum Krig-ha, Bandolo! de 1973Em 2009, foi escolhida pela revista Rolling Stone a 16ª melhor na lista das 100 maiores músicas brasileiras. O nome é uma alusão às promessas de falsos alquimistas na Idade Média, às quais se dava o nome de ouro de tolo. Raul Seixas reduz a nada as aspirações da classe média que apoiou o milagre econômico da ditadura ao transpor a ideia para a década de 1970: era um ouro de tolo a visão religiosa conformista e a euforia do cidadão respeitável gerada por estabilidade social. 

Eis os trechos que mais me identifico: "eu devia estar contente, porque eu tenho um emprego, sou um dito cidadão respeitável e ganho quatro mil cruzeiros por mês.

Ah! Eu devia estar sorrindo e orgulhoso por ter finalmente vencido na vida, mas eu acho isso uma grande piada e um tanto quanto perigosa.

Eu devia estar contente por ter conseguido tudo o que eu quis, mas confesso abestalhado que eu estou decepcionado, porque "não" foi tão fácil conseguir e agora eu me pergunto "E daí?"

Ah! Mas que sujeito chato sou eu, que não acha nada engraçado, macaco, praia, carro, jornal, tobogã, eu acho tudo isso um saco."

Como uma coisa puxa outra, lembrei de tédio do Biquíni Cavadão, "sabe esses dias em que horas dizem nada, e você nem troca o pijama, preferia estar na cama.

Um dia, a monotonia tomou conta de mim, é o tédio, cortando os meus programas, esperando o meu fim. Sentado no meu quarto o tempo voa, lá fora a vida passa e eu aqui à toa, eu já tentei de tudo, mas não tenho remédio, p'ra livrar-me deste tédio."

Pensando melhor, sabe o que farei agora, vou caminhar, tomar sol, ver gente, fui!

Para não encerrar sem uma "frase de efeito", como diz Tati Bernadi, "ser feliz dá muito trabalho. Por isso sempre encaro a tristeza como férias!"



4 comentários:

Anônimo disse...

Abraços querida!!!! Divirta-se. Lucirene Rodrigues

Anônimo disse...

Kkkkk minha cara essa musica tb! Agda Cardoso

Anônimo disse...

Vdd!! Amei!!! Sempre leio sua postagens!!! Máximo!!! "Ser feliz dá muito trabalho. Por isso sempre encaro a tristeza como férias!" Mto bom!!! Kris Lorenzoni

Regina disse...

Érika, este seu post sobre tédio me tirou do tédio! Rs! Adorei!

Beijos!