Real Time Web Analytics

segunda-feira, 24 de março de 2014

Privacidade, que "bicho" é este?


O fax e a internet, em minha opinião, são a invenções mais sensacionais dos últimos tempos. Sem dúvida alguma, quando pensaram em criar uma rede de computadores conectados entre si, não cogitou-se que isso transformaria e redefiniria comportamentos ao longo das gerações. Em seu livro “A Galáxia da Internet”, o espanhol Manuel Castells, afirma que o nascimento da web pode ser comparado ao surgimento da energia elétrica.

Há muito tempo que o mundo caminha em uma direção sem volta, certas atitudes e comportamentos conquistados são irrenunciáveis, obviamente, e outros poderiam ser revisitados, como algumas regrinhas simples de convivência e etiquetas: oi, por favor, bom-dia, boa-tarde, boa-noite, tchau, com licença, posso te ajudar?, dentre outras.

Entretanto, certas atitudes tem me deixado de “cabelo em pé”, uma delas é a enorme exposição de tudo e todos na mídia, redes sociais, etc., estes tornaram-se verdadeiros diários eletrônicos, antigamente os mesmos eram trancados à chave, hoje são abertos ao público.

Dia desses visitando minha página no facebook me deparei com a seguinte frase de um colega: “fui levar meu cachorro para passear”. Fiquei pensando, qual a necessidade da pessoa escrever isso, eu sei, a rede social é dele e ele publica o que desejar, porém, analisemos os perigos inerentes nesta singela frase perante o mundo em que vivemos. Se esta pessoa reside sozinha, todos ficarão sabendo que a casa dela está só por um período e poderá ser alvo de bandidos. Este é somente um exemplo banal, todavia já vi muitos telefones e endereços sendo publicados, assim como, já acompanhei em tempo real a viagem de muitos, a ginástica de outros, o almoço de X, a consulta ao médico de Y, e o pior, em horário de trabalho.

Neste exato momento estou envolvidíssima com uma série chamada “Scandal”, depois que assisti a mesma, perdi completamente a fé na humanidade, sério, não dá mais para acreditar em nada e nem em ninguém, exageros a parte, estou com medo.

Não temos mais privacidade no mundo, nenhuma conversa, nenhum assunto, muito menos troca de e-mails e telefonemas, por mais que você esteja em sua residência, trancada em seu quarto, é de fato confidencial, tudo é filmado, gravado, decodificado. Diante disso, pergunto, privacidade, que "bicho" é este? Estamos vivendo em um verdadeiro big brother.

Ir à padaria, por exemplo, que é um ato corriqueiro e banal, se, fatalmente, ocorrer qualquer acidente, por mais simples que seja, certamente, alguém filmará, gravará e dois minutos depois estará na rede mundial de computadores, e aí, meus amigos, não temos mais controle. Presenciei este fato sábado passado, ocorreu na rua de casa um acidente entre dois veículos, um deles somente parou dentro da padaria. Logo, posicionaram-se inúmeros transeuntes em volta e, prontamente, começaram a fotografar e filmar, o que poderia ter sido resolvido em 01 hora, demorou toda uma tarde.

Atualmente, o controle sobre o que é de fato foro íntimo foi deixado de lado, e por um breve momento, as pessoas perderam seu encantamento, pois está tudo tão escancarado.

Interessante notar também que alguns que se denominam discretos na vida cotidiana, e de fato são, assumem outro comportamento e personalidade no mundo virtual, neste mundo, podemos acompanhar suas vidas, amores e desamores, sabores e dissabores, em tempo real, sabemos com que roupa foram malhar, trabalhar, o meio de transporte utilizado, o que almoçaram e com quem, a cor do cabelo, batom, esmalte, o mais novo sapato adquirido, se estão de bom humor ou não.




Ou seja, a vida é revelada em detalhes, tanto que foi mote de uma reportagem no Fantástico na Rede Globo, assim como no Portal G1 “10 cuidados ao postar fotos da 'festa da firma' nas redes sociais".

Como tudo na vida tem ônus e bônus, vamos aos bônus, é maravilhoso encontrar amigos de infância e voltar a ter contato como se o tempo não tivesse passado. Seguir a vida dos seus familiares que residem distante, ver fotos de nascimento, batizado, aniversário, enfim, fazer parte, fazer-se “íntimo” mesmo que de longe. Denunciar irregularidades, organizar campanhas, arrecadar doações, encontrar desaparecidos, dentre outros objetivos tão nobres quanto.

À vista disso, apliquemos na internet a máxima utilizada no mundo da moda, onde o menos é mais, pois cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem dito, todo cuidado é pouco !!! Ângela Silva