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terça-feira, 1 de abril de 2014

É preciso ter inteligência para enfrentar o futuro!

Inteligência é a função psicológica responsável pela capacidade que temos de compreender o significado das coisas, de conceituar.

No processo de conhecimento temos de um lado o objeto a ser conhecido, externo à inteligência, e do outro a inteligência, o instrumento mental que alcança o conceito desse mesmo objeto.

Conceituar a inteligência é fazê-la objeto e instrumento simultaneamente, é ter consciência do instrumento mental que nos permite conhecer o mundo e que está integrado à própria consciência. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um âmbito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, o caráter ou a sabedoria. Conforme a definição que se tome, pode ser considerado um dos aspectos da personalidade.

Estava hoje em uma reunião e um dos participantes disse, "é preciso ter inteligência para enfrentar o futuro, qualquer que seja ele!"

A inteligência manifesta-se de vários tipos e para adequar-se ao mercado é preciso ter, o que os estudiosos chamam de "inteligências múltiplas", e uma das mais exigidas é a chamada inteligência emocional.

O que é esta inteligência emocional? O Psicólogo Gilberto Vítor defende que a Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.


Daniel Goleman, em seu livro Inteligência Emocional, mapeia a inteligência emocional em cinco áreas de habilidades:
  • Autoconhecimento Emocional: reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. 
  • Controle Emocional: habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
  • Automotivação: dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
  • Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
  • Habilidade em relacionamentos interpessoais.

As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intrapessoal. As duas últimas, a Inteligência Interpessoal.

Inteligência Interpessoal é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
  • Organização de grupos: é a habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação de esforços de um grupo, habilidade de obter do grupo o reconhecimento da liderança, a cooperação espontânea.
  • Negociação de soluções: o papel do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
  • Empatia - Sintonia Pessoal: é a capacidade de, identificando e entendendo os desejos e sentimentos das pessoas, responder (reagir) de forma apropriada de forma a canalizá-los ao interesse comum.
  • Sensibilidade Social: é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.
  • Inteligência Intrapessoal: é a mesma habilidade, só que voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.

Diante de todo o exposto, corroboro a fala de Emídio Brasileiro, segundo ele "a inteligência emocional consiste em pensar duas vezes antes de falar uma."

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