Real Time Web Analytics

terça-feira, 3 de junho de 2014

Silêncio!

 

Assistindo ao filme "As Horas" uma frase dita por uma das personagens me deixou intrigada: "sempre dando festas para encobrir o silêncio."

Ao ouvi-la uma interrogação imediatamente acendeu em minha cabeça, de fato sempre achei curioso, estranho e ao mesmo tempo admirável às pessoas que não tem um minuto de sossego, estão o tempo todo em movimento e somente chegam em casa para dormir porque são obrigadas pela natureza humana.

Pessoas com esta característica são tão bem resolvidas que não precisam de nenhum minuto com elas mesmas para refletirem sobre nada ou não dão conta de sua companhia, de estarem com elas mesmas, ao ponto do silêncio as incomodarem?

Existe fobia do silêncio? Estudiosos dizem que sim, no entanto aprecio o silêncio e preciso dele, ele aquieta a minh'alma, mente, coração e corpo. De vez em quando fecho os olhos e fico tentando ouvir cada ruído a minha volta, e quando não ouço barulho algum, ou quase nenhum, a sensação de que todos foram abduzidos e só sobrou eu é estranha e ao mesmo tempo reconfortante.

Todavia, o silêncio constrange, em nossa sociedade a fleuma e o sossego são vistas como práticas que devem ser evitadas, é quase que obrigatório estar em movimento, diante disso cada vez temos menos tempo e espaço para a meditação, para o ócio e para a reflexão.

Segundo a psicóloga Eliana Bess d'Alcantara "muitas pessoas fogem do silêncio porque não suportam a falta de ruídos, não sabem estar sem ter o que fazer e também não toleram a ausência de pessoas. Algumas não aguentam mais que o minuto regulamentar para homenagens fúnebres e logo ficam inquietas, assim como muitos casais sentem-se desajeitados e não conseguem passar um tempo juntos num silêncio conivente e afetuoso. Em nossa sociedade ensurdecedora o silêncio incomoda, enlouquece e oprime."

Especialistas dizem que o silêncio interno melhora a concentração, traz sensação de bem-estar e organiza os pensamentos, abrindo espaço para a renovação e a criatividade. Esses benefícios podem ser comprovados por meio da ressonância magnética, que atesta que durante o período em que a pessoa está sem pensar em nada, concentrada em sua respiração e em silêncio, ocorre um aumento do córtex cerebral. Na prática, há uma melhora das funções do hipocampo, área do cérebro diretamente envolvida com a aprendizagem, a memória e a emoção. E não é só isso, o silêncio também diminui o estresse e a ansiedade.

Para Vossa Santidade o Papa Bento XVI “é necessário criar um ambiente propício, quase uma espécie de ‘ecossistema’ capaz de equilibrar silêncio, palavra, imagens e sons."


4 comentários:

Anônimo disse...

Silêncio é bom demais!!!! Agda Cardoso

Anônimo disse...

Silencio !!!! Amei amiga!!! Kris Lorenzoni

Anônimo disse...

Por isso,hoje, vou adentrar às matas, como disse: chitão, Xororó e o saudoso Jair Rodrigues. Levarei só o necessário. Nada de eletrônico. Só o canto dos pássaros, silêncio, nenhum cochichar.Só segunda quando voltarei a realidade, pra esse mundo de DEUS... Rildo Oliveira

Anônimo disse...

Hoje, no salão, lendo uma caras básica, li uma entrevista da Martha Medeiros, ela diz que não quer entrar para Academia Brasileira de Letras, ela quer apenas q as pessoas leiam e gostem do que ela escreve! Pronto, não precisa ter vergonha, apenas escreva! Agda Cardoso