Real Time Web Analytics

domingo, 16 de março de 2014

O que você gostaria de ser se pudesse escolher?




Quando minha irmã me mostrou esta tirinha da Mafalda, logo lembrei da minha mãe, pelas histórias que nos contava, desde que nasceu ela não teve muitas escolhas, foi seguindo o curso que a vida lhe impôs, sempre trabalhou, incansavelmente, e quando estava com todas as filhas criadas, quando nós podíamos dar um pouco de conforto à ela, a mesma foi ceifada da vida terrena aos 54 anos. Até hoje não consigo entender o porquê, mas pela fé, sei que DEUS sempre faz o melhor e que tudo sempre coopera para o nosso bem, dizer isso é reconfortante para mim, por isso vocês continuamente me ouvirão dizer, tudo, tudo, tudo coopera para o bem daqueles que amam e creem em DEUS.

Logo, qual vida minha mãe gostaria de ter vivido se ela tivesse tido a oportunidade de escolher? Não sei responder, mesmo porque cada uma das filhas tem uma opinião e cada uma de nós se formos descrever a mãe que tivemos, são quatro mães diferentes. O que posso dizer sem pestanejar é que desde que me entendo por gente ela nunca teve a oportunidade de escolher nada, simplesmente foi vivendo e trabalhando e se mantendo em pé aos trancos e barrancos.

E eu, vivo a vida que escolhi? Posso dizer que sim, a vida que vivo hoje foi trilhada aos poucos, de forma árdua e ao longo de minha existência, como dizem os mais antigos, na base do sangue, suor e lágrimas. Algumas coisas escolhi, outras me foram impostas e outrem a vida foi se incumbindo de fazer os devidos encaixes, os devidos atalhos e desvios e fui me adaptando à eles, querendo ou não.

Todavia, o que eu gostaria de ser se eu pudesse escolher? Sinceramente, já pensei muito sobre isso e ainda não cheguei a uma conclusão, quem sabe uma bailarina, cantora, executiva de uma multinacional, mãe, jornalista, esposa, professora, dona-de-casa, dentista? De fato, não sei responder, pois uma escolha é o prenúncio de renúncias.

Quando se escolhe algo, renuncia-se à tudo que esta ao redor, e muitas vezes é um caminho sem volta, ou seja a sua vida é o resultado de suas escolhas.

Independente de qual seja a situação que te faça escolher entre uma e outra, escolha o que te realiza como pessoa (hum, difícil), como ser humano (abafa, dificílimo também), como cidadão (será?), como profissional (estou mais para a música deixa a vida me levar), sempre baseados em seus valores (Jesus, quase impossível colocar em prática isso que estou escrevendo). Se as escolhas do passado, determinaram quem você é hoje, tenha certeza que, as escolhas de agora, determinará quem você será no futuro. Faça escolhas baseadas na sua vocação (muitas vezes não é possível, fazemos o que aparece e assim vamos vivendo e caminhando), no que te realiza (até hoje não sei o que me realiza). Não somente pelas circunstâncias, pela emoção, pelo sentimento de raiva, para que não tenha consequências negativas, de dor, rejeição, culpa, medo, decepção. Lembre-se, a vida é feita de escolhas, nossas escolhas de hoje, farão toda diferença amanhã!

O mineiro, educador e filósofo da cidade de  Passa Quatro Regis de Morais ensina-nos que devemos viver sim com um projeto de futuro, com nítida consciência de que no futuro habitam todas as possibilidades, mas sabendo, como o remador, que para chegar ao destino o que importa é remar bem agora. O peso específico do momento presente.

Disto isto, encerro com um ensinamento de Buda, "o segredo da saúde mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente."

P.S. Pensando melhor, nasci para ser herdeira.


Nenhum comentário: