Real Time Web Analytics

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Inveja!


Assistindo a 10ª temporada de Grey's Anatomy, capítulo 19, para ser bem pontual, de antemão, peço perdão àqueles que ainda não assistiram. Neste a personagem Cristina Yang é indicada ao prêmio Harper Avery Foundation Award. Para quem desconhece a série, este prêmio é aspirado e objeto de desejo de 10 entre 10 médicos, como se fosse um nobel da medicina.

Na série as personagens Meredith Grey e Cristina Yang são melhores amigas há dez anos, como se fossem irmãs, sabem "tudo" uma da outra, conhecem mais delas e sobre elas mesmas que seus próprios familiares, maridos e companheiros.

Quando a Cristina é indicada ao referido prêmio, Meredith fica enciumada, todavia, não demostra. O que ela faz para driblar este sentimento e não deixar transparecê-lo aos demais colegas? Organiza um brinde com todo "staff" do hospital para comemorar a indicação. Quem desconfiaria desta conduta? E se são amigas-irmãs, porque a Meredith não está genuinamente feliz e radiante com a indicação da Cristina? Por que somente sentimos inveja de determinadas pessoas?

Segundo Augusto Branco "poucas coisas despertam tanto o lado negativo das pessoas e atraem tanto a inveja humana quanto o sucesso."

Sêneca, em sua infinita sabedoria, disse certa vez que evitamos a inveja se guardamos as alegrias para nós próprios, entretanto, como sublimarmos a tão almejada felicidade? E em tempos de tecnologia, devemos tomar muito cuidado, pois a inveja tem facebook.

Inveja é uma palavra proveniente do latim invidĭa que significa o desejo de obter algo que outra pessoa possui e que você não tem, representa a tristeza ou o pesar pelo bem alheio.

Consoante o psicoterapeuta e escritor José Luis Cano, a inveja nada mais é do que “um fenômeno psicológico muito comum que causa um grande sofrimento para muitas pessoas, tanto para os invejosos como para suas vítimas. Pode ser explícita e transparente, ou formar parte da psicodinâmica de alguns sintomas neuróticos. Em todos os casos, a inveja é um sentimento de frustração insuportável perante algum bem de outra pessoa, causando o desejo inconsciente de danificá-lo”.

A mesma tem inúmeras formas de expressão, como: críticas, ofensas, dominação, rejeição, difamação, desrespeito, hostilidade e vingança. Conforme Cano "na escala individual, a inveja costuma ser parte de muitos transtornos psicológicos e de personalidade; nas relações profissionais e de casal, ela está envolvida em muitos conflitos e rupturas; já na escala social e política, sua influência é imensa."

Em conformidade com a Bíblia Sagrada quando usamos a palavra inveja, estamos nos referindo a ter inveja de alguém por ter algo que não temos. O livro de Gálatas 5:26 relata: “não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”.

Geralmente, quando falamos em inveja, o primeiro impulso é desaprovar e pressupor este sentimento como algo errôneo, ínfimo, de menor valia. Normalmente quando invejamos os outros sentimos vergonha e nos reprimimos. Não obstante a inveja faz parte da natureza humana e, assim sendo, faz parte de absolutamente todos nós.

A terapeuta acquântica Ceci Akamatsu preleciona que "nosso grande e nobre objetivo não é deixar de sentir inveja, contudo aprender a direcioná-la de forma positiva. Então, que tal ficar atento e, da próxima vez que tiver que lidar com a inveja dentro ou fora de si, em vez de julgar ou sentir raiva, que tal conceber um gesto de amor por si mesmo? Traga sua atenção para dentro, cuide-se, ofereça algo bonito para si. Perceba a diferença desta atitude consigo. E depois, aprofunde seu trabalho de fortalecimento do amor próprio, transformando a inveja em um motor para sua autoestima!"

Quer dizer, é preciso ter disposição, porque sucesso é o que devemos alcançar na vida, seja em qual âmbito for, visto que é a consequência de nossos objetivos na busca pela felicidade.

Nenhum comentário: