Real Time Web Analytics

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Verdade X Segredo


O que dizemos pode mudar nossas relações, nossos caminhos, nos tornar mais ou menos felizes? Quando dizer a verdade e quando calar-se? Aprende-se com o tempo que nem toda verdade deve ser expressada, entrementes, como medir o que deve ou não ser dito?

É notório que há uma diferença entre verdade e opinião, o que as pessoas almejam, habitualmente, é opinião, por isso ao dá-la o que entende-se ser sinceridade, pode ser um julgamento árido, rude e insensível, dado que não existem verdades em opiniões.

Ao dizer a verdade, momentaneamente, a sensação que se tem é de bem-estar, alívio, leveza. O que foi dito, analisado friamente e posteriormente, seria novamente sabido? E o famoso efeito rebordosa? Estamos deveras preparados para os resultados dessa verdade?

A sério, vale a pena dizer a verdade e correr o risco de perder amigos e amores? Digo que, aqueles amigos e amores que se importam realmente conosco e com a nossa opinião não deixarão de ser nossos amigos e amores por causa de palavras ditas inoportuna e inadvertidamente vez ou outra.


E segredo, é salutar tê-los? No filme Pecados Íntimos, as personagens são confrontadas a duas grandes reflexões, a crítica social da vida suburbana norte-americana e a crise das personagens em assumir responsabilidades como se todos sofressem da síndrome de Peter Pan e não quisessem ter crescido nunca, sendo toda a trama, passado e presente, permeadas por segredos íntimos e sórdidos, todavia, é claro, que ninguém pode mudar o passado, mas o futuro pode ser diferente. 

Neste ínterim, não se deve pedir que guardem segredo sobre nada ou ninguém, pois se você, proprietário do mesmo, não conseguiu retê-lo, não guardou sigilo, não tem direito de pedi-lo à nenhuma pessoa. Segundo Benjamin Franklin "três pessoas somente podem guardar segredos, se duas delas estiverem mortas."

Há valor em ter segredos? Sim, há, só não podemos ser prisioneiros dos mesmos. Afinal, não somos nada mais, nada menos, do que escolhemos revelar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Compartilho da parte verdade, pois já sofri na pele... já perdi amigos, já os recuperei, alguns sim outros não...e sempre por falar a verdade! Ainda assim sou favor de falar a verdade, porque se não podes falar a verdade para um amigo, será ele realmente um amigo?
Quanto ao segredo, não concordo... se alguém me pede segredo ou que não comente algum assunto, estará guardado comigo. Muito bom o texto !!