Real Time Web Analytics

sexta-feira, 27 de junho de 2014

"Ei dor, eu não te escuto mais..."



Dor, esta palavra, em sua maioria, nos remete a sofrimentos, tombos, machucados. Como é difícil e doloroso se recuperar de algumas lesões. Os machucados ardem, os roxos doem, deixam cicatrizes, queloides, marcas.

Todavia depois de tanto cair, estou calejada, tenho aprendido qual o melhor lado para e como desabar, e isto é ensinado, acreditem. Como cair de forma segura em seis passos, ei-los: mantenha sua cabeça erguida. Bata as palmas das mãos abertas no chão, se cair para a frente. Expire. Dobre seu corpo como um acordeão. Se a queda for alta, se enrole conforme você atinge o chão. Pratique como cair sobre uma superfície macia, com este treinamento, o seu corpo fará a coisa certa e isso se tornará um reflexo.

Diante disso, sou, em sua maioria, o reflexo das inúmeras quedas e dores que sofri. Os tombos me ensinaram a ser forte. Já as decepções me habilitaram a ser determinada.

Por conseguinte, não me iludo, sou feita de verdades e experiências. Aprendi a duras penas que quando não se aprende através do amor, aprende-se através da dor. Alfred de Musset é taxativo, “o homem é um aprendiz, a dor é a sua mestra, e ninguém se conhece enquanto não sofreu.

Enfim, algumas vezes tenho por mim um sentimento de comiseração, entretanto esta é uma atitude que me aflige, pois ouvi desde sempre: o pior sentimento que alguém pode ter por você é dó. A expressão já vem carregada de um sentido pejorativo, infelizmente. Quando refiro-me a dó, é no sentido de: “ei, psiu, você aí, preciso de cuidados, de amor, de carinho.”

No entanto, tudo na vida tem uma explicação, ou pelo menos, quase tudo. A etimologia da palavra dó vem do latim dolus, dor, luto, compaixão, lamento, ou seja, por vezes, sinto um lamento pela dor que possuo, pelos tombos e rasteiras que levei.

Verdade seja dita, sendo bem prática e racional, sinto e acredito no que quero, no que vejo, e aprendi que não existe uma verdade exata para tudo, os matemáticos que me perdoem. "A única verdade que tenho é a própria existência por si só, que se inicia com um choro e termina com um suspiro", já dizia Patrícia Mendonça.

Segundo Sófocles, só uma palavra nos liberta de todo o peso e da dor da vida: essa palavra é o amor.

Deste modo, amem-se e permitam-se serem amados.




Um comentário:

angela_con disse...

Erika, gostei de saber que posso treinar para cair de forma correta, aliás os tenistas fazem isso muito bem... Beijos. Angela Silva