Real Time Web Analytics

domingo, 13 de julho de 2014

Perdoar para ser feliz!


"Chorou muito? Foi a limpeza da alma. Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las. Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora." Carlos Drummond de Andrade

Mágoa, em uma de suas interpretações, vem da fusão de duas palavras: má + água = água ruim.

A mágoa é um sentimento de desgosto, decepção, tristeza, chateação. É destrutivo, opressor, age como uma doença que corrói o ser humano de mansinho e silenciosamente, e se não for tratada desde o início, se o mal não for arrancado pela raiz, poderá resultar em doença.

Acondicionar mágoa é prejudicial ao corpo, à alma e ao espírito. Fazendo uma analogia, é como se mágoa fosse um recipiente com água suja, barrenta e que com o tempo se transformasse em lodo. Se o destinatário da mágoa for alguém que a gente gosta, é dor na certa, na gente mesmo. Para que isso não ocorra e para que a água possa se tornar novamente límpida e cristalina somente colocando água limpa dentro do mesmo, quanto mais água limpa, mais translúcido o líquido ficará.

Segundo John Keats “o prazer visita-nos muitas vezes; mas a mágoa agarra-se cruelmente a nós”, entretanto, a mágoa, assim como os demais sentimentos, precisa de permissão para habitar o nosso interior, pois nada acontece sem consentimento, e alimentar qualquer tipo de sentimento em nós é escolha, opção, caminho.

Então, qual o caminho para o iniciarmos processo de cura? O tempo é um deles, além de tempo, reconheça o erro, peça desculpas, perdão. Todavia, o magoado deve dizer claramente o motivo da mágoa e não ficar imaginando que o outro sabe, ainda mais se a mágoa não foi gerada diretamente e sim movida pela fofoca e maledicência.

Perdoar e liberar perdão para alguém que nos magoou ou magoamos nos traz um livramento, é como se assinássemos uma carta de alforria. Agora, se o magoado não quiser perdoá-lo, não há o que fazer, portanto o fardo não será mais seu e sim dele.

Monica Buonfiglio esclarece que o “perdão beneficia mais a nós mesmos do que ao outro que nos ofendeu, é um processo mais interno do que externo; é compreender que você é responsável por sua percepção e aceitação da vida. Quando perdoamos, não significa que estamos "deixando pra lá" o que ocorreu; a principal lição que devemos aprender é que não cometeremos o mesmo erro com o "nosso próximo".

O primeiro passo é decidir quando perdoar e isso não é fácil, pois significa aceitar o comportamento reprovável do outro. Por fim, evite colocar-se no papel de vítima. Perdoar faz com que a vida mude; simboliza libertar-se; "morrer" para uma determinada situação e "renascer" para outra. É retirar do dia-a-dia um sentimento ruim, um fardo.

A raiva e o ódio são venenos e o perdão o antídoto. Quem se perde na raiva e/ou na culpa, torna-se um prisioneiro debilitado. Guardar ressentimentos significa que você é incapaz de superar o que aconteceu. Quando alguém diz: "não perdoarei, quero mais que o outro morra", implica na ilusão de crer que você é perfeito, denotando sua total falta de sensibilidade.

Esquadrinhe o seu coração e veja se de fato, este comportamento que você reprova e que está doendo tanto já não foi repetido por você mesmo, algumas vezes, com pessoas ao seu redor, sendo você também disseminador de mágoas, dores e emoções tóxicas.

Comece o dia perdoando! Faça do perdão um exercício contínuo, diário, repetitivo e decidido. Perdoe as pessoas! Todas elas, as de hoje, as de ontem e até seus antepassados; assim como gente que você nem conhece e nem nunca ouviu falar. Perdoe, porque somente quem libera perdão e perdoa sabe o que é paz!

Perdoe para ter saúde, para ter a pele mais limpa e suave, para diminuir as rugas e desfranzir a testa, para cultivar o sorriso e ter as portas da vida abertas!

Reconcilie-se com a vida, com tudo e com todos. Comece por você! Perdoe-se para ser mais feliz!


Um comentário:

Anônimo disse...

Como sempre ótimos seus textos Érika! Nessa questão do perdão é muito mais fácil falar do que fazer, mas é isso aí, temos que começar logo a colocar em prática! Bom retorno à vida real querida! Livia Barakat