Real Time Web Analytics

sexta-feira, 14 de março de 2014

Chorar faz bem?


Sou de riso fácil e largo, raramente choro, porém quando resolvo chorar, abro a torneira da alma e entorno tudo de uma vez só. Ninguém entende, devem pensar, mulher desequilibrada, coisinha pouca, bobagem e ela neste dramalhão todo.

De forma alguma perco a oportunidade, rapidamente abro meu arquivo de memórias, mágoas, dores, frustrações, decepções e, choro, choro tudo que tenho para chorar. Depois lavo o rosto, ergo a cabeça e continuo a vida, porque viver meu povo é luta renhida.

O choro pode ter vários significados: alegria ou dor, vitória ou derrota, heroísmo ou fraqueza. Tudo depende da cultura, da época e do sexo de quem derrama as lágrimas. De todos os animais que existem no mundo, apenas os humanos conseguem produzir lágrimas emocionais e chorar mesmo quando já são adultos.

O choro acompanha o ser humano desde o nascimento até a morte. No livro bíblico de Eclesiastes está escrito "há tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar."


Algumas vezes somos obrigados a chorar, o choro no recém-nascido, por exemplo, o bebê chora ao nascer para abrir os pulmões e expulsar o líquido que estava dentro deles, trocando-o por oxigênio. Isso ocorre porque ele fica imerso no líquido amniótico (que tem a função de protegê-lo). O choro é espontâneo. Choramos também quando perdemos algum ente querido, choramos e choramos com veemência. Portanto, nascimento e morte tem como fundo musical o choro.

"As lágrimas provocadas pela emoção removem elementos acumulados nas horas de estresse. Elas, literalmente, põem tudo para fora", diz o neurocientista Willian Frey, da Universidade de Minnesotta, nos Estados Unidos, autor de um estudo que revela como funciona essa ação calmante. Fisgado pelos sentimentos, o cérebro fabrica certos neurotransmissores. Esses compostos passam de um neurônio para outro avisando que as glândulas lacrimais precisam ser contraídas e desta maneira o choro começa.

Digo sem receio que chorar faz bem e não tem contra-indicação. Afinal de contas, se os olhos são mesmo a janela da alma, nada melhor do que lavá-las de vez em quando.

Marta Medeiros certa vez disse: "comecei a ficar mais atenta às verdadeiras razões dos meus choros, que, aliás, costumam ser raros. Já aconteceu de eu quase chorar por ter tropeçado na rua, por uma coisa à-toa. É que, dependendo da dor que você traz dentro, dá mesmo vontade de aproveitar a ocasião para sentar no fio da calçada e chorar como se tivéssemos sofrido uma fratura exposta. Qualquer coisa pode servir de motivo.

Chorar porque fomos multados, porque a empregada não veio, porque o zíper arrebentou bem na hora de sairmos pra festa. Que festa, cara-pálida? Por dentro, estamos em pleno velório de nós mesmos, chorando nossa miséria existencial, isso sim. Não pretendo soar melodramática, mas é que tem dias em que a gente inventa de se investigar, de lembrar dos sonhos da adolescência, de questionar nossas escolhas, e descobre que muita coisa deu certo, e outras não.

Eu sorrio muito mais do que choro, razões não me faltam para ser alegre, mas chorar faz bem, dizem.

Eu não gosto. Meu rosto fica inchado e o alívio prometido não vem. Em público, então, sinto a maior vergonha, é como se estivesse sendo pega em flagrante delito. O delito de estar emocionada. Mas emocionar-se não é uma felicidade? Neste admirável mundo de contradições em que a gente vive, podemos até não gostar de chorar, mas trata-se apenas da nossa humanidade se manifestando... Sendo assim, sou obrigada a reconhecer: chorar faz bem, não importa o álibi. É sempre a dor do crescimento."

Mas, afinal, chorar faz bem mesmo? "Certamente faz", diz o psicólogo transpessoal Roberto Ziemer, de São Paulo. "Diversos problemas psicossomáticos e também episódios de depressão têm sua origem na repressão do choro. As lágrimas ajudam a pessoa não só a expressar suas necessidades, mas também a preenchê-las."

A revista Superinteressante em uma de suas matérias noticia que chorar funciona como uma descarga física e emocional. O filósofo romano Sêneca já tinha escrito: "As lágrimas aliviam a alma." E um antigo provérbio hindu afirma que chorar faz bem para a aparência (depois que o inchaço dos olhos passar, obviamente). Ou seja, chorar traz benefícios para o corpo, para a alma e para o humor.


Canção do Tamoio
Antônio Gonçalves Dias

Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos,
Só pode exaltar.

3 comentários:

angela_con disse...

Erika, hoje choro menos que ontem, mas concordo que chorar é muito bom e que depois que cara desincha a sensação é muito boa! Chorar e sorrir são sinônimos de bem viver, pois tudo isso faz parte da vida, do "ser" humano!! Beijos, mais um texto que li e adorei!! Angela Silva

Anônimo disse...

Muitas vezes o choro da criança é a sua defesa, o choro do jovem é uma incógnita e o choro do adulto é uma certeza. "Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror." Charles Chaplin
Rildo Oliveira

Anônimo disse...

Amiga, nunca tinha parado pra pensar que o fundo musical do início e fim da vida é o choro! Agda Cardoso