Real Time Web Analytics

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Minha primeira copa do mundo!



Amo o meu país. Amo o Brasil. Isso é fato inegável e incontestável. Não mudaria daqui para viver em outro lugar. É amor. Gosto da minha gente, do meu povo, da alegria espontânea e sem motivos.

Em 1986, tinha 10 anos, e é a primeira lembrança que tenho de ter curtido de fato uma copa do mundo. Uma imagem que não sai da minha cabeça, bem da verdade é a única que recordo realmente desta competição, foi o gol que o Zico perdeu nas quartas-de-final para a França. Estava em pé, na sala, olhando para a TV, o narrador, nosso saudoso Osmar Santos, cuja locução era visceral. Quando ele disse, que quem bateria o pênalti era nosso "galinho de ouro”; meu marido disse que ele falou “galinho de quintino”. O que importa é que quando ouvi Zico, pensei, pronto, é gol feito, infelizmente o brilhante, memorável, respeitado e idolatrado Zico, não devia estar em um bom dia e perdeu a penalidade máxima, coisas do futebol, é por estas e outras que é tão envolvente.

Eu chorei, como eu chorei, chorei tanto, que parecia que o mundo tinha acabado, e dizia ao meu saudoso pai “como ele pode ser o “galinho de ouro” se perdeu a cobrança do pênalti?”, nada que dissesse confortaria o meu coração partido de criança, foi minha primeira desilusão amorosa.

Neste ano a copa foi sediada pelo México, que foi o primeiro país a sediar pela segunda vez uma Copa do Mundo da FIFA. O país, onde o Brasil triunfara em 1970, viu, em 1986, nossos hermanos e arquirrivais argentinos superarem o calor e a altitude e conquistar o título graças à inspiração de Diego Maradona, que no seu auge como atleta, dominou a competição de uma forma que somente nosso rei Pelé havia conseguido até então.

E este ano, para nossa alegria, a copa é no Brasil e do Brasil, isso é como dar doce para criança, porque não existe povo no mundo que goste mais de futebol e festa que o nosso. Só que o país está vivendo um momento de despertamento, como dizem, “o gigante acordou”, e estamos meio que sem saber o que fazer diante de tanta roubalheira, podridão, corrupção e falta de vergonha na cara de alguns políticos que governam o nosso tão amado, lindo e varonil país.

Uma coisa é certa, curtirei esta copa do mundo com todo o meu vigor, amor e entusiasmo, pois não sei se estarei viva quando o mesmo sediar outra competição tão grandiosa como esta e que mobiliza todo o planeta.

Todavia, lembrando que em outubro teremos eleições presidenciais e que devemos votar fazendo uma análise crítica e racional, nestas horas, esqueçamos a emoção, é o nosso futuro e o de nossa família que está em jogo, e nada pior para um país do que um povo que não sabe escolher seus governantes.

Os cargos de Deputados federal e estadual, Governadores, Vereadores, Prefeitos, Senadores e Presidente da República são os mais importantes da Nação e têm tudo a ver com os nossos interesses, interferem de forma direta e indireta nos nossos lares, no nosso dia-a-dia, no presente e futuro dos nossos filhos e de todas as famílias e cidadãos que formam a sociedade.

Lembremos que a vida e o bem-estar de todos nós irão depender da escolha que fizermos nessas próximas eleições, estudem a vida pregressa dos candidatos, não deem seu voto a nenhum deles que esteve ou esteja envolvido em qualquer tipo escândalo, desonra ou crime.

Contudo, é junho/julho, mês de férias, mês de copa do mundo, vamos vibrar e torcer muito pelos nossos atletas e que venha o hexa, pois é por demasiado emocionante e comovente ver a bandeira do Brasil no alto do topo e o nosso hino nacional ser entoado com todo o vigor e furor.




Um comentário:

Anônimo disse...


Ah Táaaa, vc não se lembra da nossa Copa do Mundo em 94? A gente andando de comodoro lá no Pará e o povo subindo no carro e meu pai quase infartando? Kkkkkkkkkk Crisciane Alves de Almeida