Real Time Web Analytics

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Aprendi a ser grata!


Sempre pensei que eu fosse independente, o auge deste sentimento se deu aos 21 anos, tinha certeza que era “dona do meu nariz”, já era independente financeiramente, sendo assim, o sentimento que imperava era de que não precisava de nada nem de ninguém, ledo engano, como era tola.

Com o passar dos anos fui aprendendo que sou eternamente dependente e devedora de tudo e todos que passaram e passarão por minha vida.

Hoje, no auge dos meus 37 anos, quero ser dependente, quero ser subordinada do amor, da gratidão, do carinho, necessito que as pessoas que me auxiliaram durante toda a minha vida até o presente momento se sintam agradecidas e que eu consiga transmitir este sentimento. Reconhecimento é o sentimento do meu coração neste exato momento.

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.

Como sinto gratidão e isso é diário em minha vida, tenho necessidade de agradecer, como não sei a quem, pois são inúmeras as pessoas merecedoras, resolvi escrever.

Sou grata a DEUS, pela minha vida, de minha família, de meus amigos, grata por todos os bens materiais e imateriais, por todas as risadas e choros, grata por todas as dificuldades que já enfrentei, por todos os ensinamentos, por todas as rasteiras, decepções e frustrações. É engraçado, estranho e ao mesmo tempo interessante, não sei explicar, depois de dores que momentaneamente pareciam insuportáveis no corpo e na alma, após longos períodos de tristeza, sofrimento e perdas, a vida melhorou, não me perguntem como, tudo contribuiu para o meu bem, até a pele ficou mais viçosa, rejuvenesci. Aprendi, que é leve e momentânea a minha tribulação.

Corroboro a fala de Eugenio Mussak, segundo ele, “agradecer a Deus faz bem, conforta, alegra e dá uma sensação gostosa de estar acompanhado. Mas às vezes pensamos: “Por que Ele não ajudou aos demais? Por que só a mim? Ou, por que só não a mim?” Logo, afastamos essa pergunta, por um simples motivo, ela não tem resposta. Somos muito pequenos para julgar, ou mesmo compreender, todas as intrincadas artimanhas do destino. Gratidão a quem? A Deus? À vida? As pessoas. Não importa. O importante é a gratidão. Ela engrandece quem a sente e dará um jeito de atingir seu alvo. Quando achar que não tem a quem agradecer escute a chilena Violeta Parra: “Gracias a la vida, que me ha dado tanto…”

Agradecer faz parte, todavia o mais importante não é isso. Relevante mesmo é o fato de que carrego em mim o agradecimento e é ele que me torna humana de verdade.



6 comentários:

Anônimo disse...

Bom texto. Sou eternamente grato a algumas pessoas e parece que por mais que eu faça alguma coisa, nunca pagarei a "dívida". Na verdade a única coisa que me deixa melhor, é fazer o mesmo para outras pessoas.

Anônimo disse...

Caramba eu li esse texto e to ate agora refletindo sobre o assunto... Simplesmente fantástico!!! Muito obrigada. Érika Mariana

Anônimo disse...

Parabéns pelo lindo texto. É isso aí. Sou grata pelas belas palavras postadas. Forte abraço Erikinha. Bjs, Miralda Rodrigues

Anônimo disse...

Esse é um texto inteligente que te faz pensar.... Érika Mariana

Anônimo disse...

Amei!!! Kris Lorenzoni

Anônimo disse...

Esse texto me fez lembrar dos meus tempos de colégio, onde eu passei anos sentindo-me totalmente dependente de uma amiga que era e é expert em matemática, quando ela faltava a aula eu ficava desesperada .. e ela, por saber muito, faltava sempre.. até que acabou reprovando, para meu total desespero. No ano seguinte tive que seguir sem a minha tábua de salvação e foi aí que veio a libertação.. tirei notas boas em matemática e passei direto de ano. Naquele dia eu me libertei do meu cativeiro... Hoje, apesar de livre, sinto-me dependente de sentimentos, de amigos, de família, de amor e de atenção... mas essa sensação já não me sufoca... acaba por me libertar da solidão...Lu